Quinta, 07 de Julho de 2022
24°

Pancada de chuva

Arcoverde - PE

Anúncio
Geral SANEAMENTO

Paulo Câmara abre grande encontro sobre saneamento rural

De hoje até 19 de maio Pernambuco sedia o X Seminário Nacional, o V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e o XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais

16/05/2022 às 20h42
Por: RENILTON BARROS Fonte: GOVERNO DO ESTADO
Compartilhe:
Paulo Câmara abre grande encontro sobre saneamento rural

O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta segunda-feira (16.05), a abertura do X Seminário Nacional, do V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e do XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, que acontecem no Recife. Tendo como tema central Água e Solidariedade, o grande encontro terá palestras e rodas de conversas com 23 nomes de referência na área. A palestra magna de abertura foi realizada pela secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, que discutiu iniciativas e estratégias para o desenvolvimento do saneamento rural em Pernambuco.

 

Durante a abertura, o governador destacou o empenho do Estado em garantir a distribuição de água e o saneamento básico para toda população. “Fizemos o maior investimento da história de Pernambuco em medidas estruturadoras de cunho hídrico e de saneamento básico. Estamos trabalhando muito para democratizar esses serviços, que são direitos de todos e dever do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

 

Na sua palestra, Fernandha Batista abordou a implantação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) em Pernambuco para garantir o abastecimento de água e saneamento básico regular a baixo custo para moradores de áreas difusas.  “O Sisar é uma política inovadora para diminuir a desigualdade na oferta do abastecimento e esgotamento sanitário, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população que reside e deseja permanecer em comunidades localizadas na zona rural”, afirmou Fernandha, que é engenheira civil com mestrado e doutorado na área de recursos hídricos e tecnologia ambiental.

 

Em 2021, foram instituídos pelo Governo de Pernambuco os sistemas do Moxotó, contemplando 10 cidades do Sertão e Agreste Meridional; o do Alto Pajeú, que beneficia 13 municípios; e o do Sertão Central e Araripe, abrangendo 22 localidades das duas regiões. A meta é que ao longo de 2022 seja fundado o Sisar do Sertão do São Francisco.

 

Participaram da cerimônia de abertura os presidentes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho; da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Neuri Freitas; da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Pernambuco (ABES-PE), Cristiano José da Silva; da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel da Silva Marques; do Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro; e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia Farias, além da coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho; do gerente Saneamento Rural da Compesa, Sérgio Guimarães; do diretor regional de Interior da Compesa, Mário Heitor; da superintendente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães; do diretor executivo da ABES, Josivan Moreno; do procurador de Justiça de Pernambuco, Francisco Sales de Albuquerque; e do ex-presidente da Amupe, José Patriota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários