Terça, 17 de Maio de 2022
30°

Poucas nuvens

Arcoverde - PE

Política ELEIÇÕES 2022

Eleições: urna eletrônica, propostas e candidaturas em pauta no Plenário

Eleições: urna eletrônica, propostas e candidaturas em pauta no Plenário

11/05/2022 às 19h53
Por: RENILTON BARROS Fonte: ALEPE
Compartilhe:
Eleições: urna eletrônica, propostas e candidaturas em pauta no Plenário

As eleições voltaram a ser foco de pronunciamentos na Alepe nesta quarta (11), durante a Reunião Plenária. Temas como os 26 anos da utilização das urnas eletrônicas no Brasil, propostas de redução de impostos em Pernambuco e o lançamento da candidatura do ex-presidente Lula foram levados à tribuna.

O líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PSB), enalteceu “o avanço e a lisura do processo eleitoral no País a partir da adoção das urnas eletrônicas”. Ele destacou que o uso desses aparelhos completará 26 anos em 2022. “Em outubro, teremos 577 mil equipamentos para que os mais de 150 milhões de eleitores possam votar. Além disso, conforme informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 6% deles serão auditados”, observou.

O socialista também criticou o presidente Jair Bolsonaro por “suspeitar da honestidade do uso dessas urnas”. “Ao longo de todos esses anos, nunca houve dúvidas”, pontuou. “Esse comportamento de desqualificar, inclusive, o TSE é um absurdo. Fomos todos eleitos dessa forma em 2018. Não há motivo para desconstruir a imagem das eleições, isso é muito ruim para a democracia brasileira.”

Tributos estaduais

IPVA – Coronel Alberto Feitosa quer congelar tributo, mantendo valor de 2022 também em 2023. Foto: Nando Chiappetta

Já no Grande Expediente, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) anunciou uma série de proposições elaboradas por representantes do partido dele na Alepe tratando de questões tributárias. Entre elas, está o Projeto de Lei nº 3362/2022, que o parlamentar apresentou com o intuito de manter os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes a 2022 também em 2023.

“Fizemos uma mobilização para o governador Paulo Câmara congelar o imposto de 2022 com base em 2021. Em vez disso, ele aumentou o tributo. Mas é o que as gestões do PSB têm feito desde que ocuparam o Poder Executivo: tirar recursos do povo. Para interromper essas medidas, já estamos trazendo para tramitar na Casa propostas da equipe de campanha de Anderson Ferreira, o nosso candidato ao Governo do Estado”, enfatizou Feitosa. Em apartes, os deputados Joel da Harpa (PL), Romário Dias (PL) e Manoel Ferreira (PL) endossaram o discurso.

Pré-candidatura do PT

CHAPA – Para João Paulo, candidatura representa “momento de trazer o Brasil de volta à normalidade democrática”. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo (PT), por sua vez, comentou a oficialização de Lula e Geraldo Alckmin como pré-candidatos a presidente e vice, respectivamente, pelo Partido dos Trabalhadores. O parlamentar esteve presente à cerimônia realizada em São Paulo. Para ele, “o anúncio foi mais do que a confirmação de uma chapa”: “É o momento de trazer o Brasil de volta à normalidade democrática”, opinou.

O parlamentar elogiou ponderações feitas por Lula na solenidade, como “a importância de retomar a soberania do País e da união entre nações da América Latina”. “Ele não deixou de abordar nenhum ponto relevante para o Brasil. Tratou do fortalecimento da educação, da saúde, da ciência e da tecnologia, da agricultura familiar, da defesa do meio ambiente e da cultura. Mostrou que podemos sair da distopia em que caímos em 2019”, ressaltou. “E Alckmin juntou-se à luta pela democracia e contra o fascismo”, arrematou.

Meio Ambiente

COP26 – Priscila Krause condenou sigilo do Estado sobre viagem. Foto: Nando Chiappetta

A deputada Priscila Krause (Cidadania) condenou a postura do Governo do Estado de considerar sigilosas informações relativas a uma viagem de integrantes da gestão à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em novembro de 2021. O entendimento, segundo a parlamentar, veio em resposta a pedido de informação protocolado pelo mandato dela, que recorreu da medida.

“Em hipótese alguma, informações sobre quem viajou, quanto tempo passou e quanto gastou em diárias e passagens aéreas colocam em risco a segurança da comitiva que participou do evento. Essa é mais uma contradição do Governo Paulo Câmara, que diz trabalhar com transparência”, criticou.

De acordo com Krause, a solicitação foi feita “em virtude de incoerências da gestão na área ambiental”. “O governador participou de evento voltado ao meio ambiente, mas redirecionou milhões de reais que seriam para compensação ambiental, devido à construção da Refinaria Abreu e Lima. O novo destino dos recursos seria a construção de cinco barragens, porém elas nunca foram concluídas.”

Rio Ipojuca

APELO – “Precisamos recuperar o Ipojuca”, defendeu Tony Gel. Foto: Nando Chiappetta

A passagem do 9 de maio, data em que se celebra o Dia do Rio Ipojuca em Pernambuco, recebeu destaque por parte do deputado Tony Gel (PSB). Ele comentou a importância do curso d’água e lembrou que ajudou a criar o comitê da bacia do rio, quando era deputado federal.

“Precisamos recuperar o Ipojuca, considerado, hoje, um curso d’água semimorto. O Governo do Estado tem desenvolvido projeto relevante, intitulado Parque Janelas para o Rio (conjunto de intervenções previstas nos planos hidroambientais dos rios Capibaribe e Ipojuca). Eu ainda tive a felicidade de homenagear o ceramista Mestre Manuel Eudócio, concedendo o nome dele ao equipamento que está sendo construído em Caruaru”, salientou o parlamentar.

Avanços na saúde

CARUARU – José Queiroz enalteceu obra do Centro de Hemodiálise. Foto: Nando Chiappetta

O anúncio, na última sexta (6), da construção do Centro de Hemodiálise de Caruaru (Agreste Central), foi comemorado pelo deputado José Queiroz (PDT), no Pequeno Expediente. O espaço, que será instalado no Hospital Mestre Vitalino, deverá dispor de 60 leitos e atender a 32 cidades agrestinas.

“A unidade será um alívio para a população que depende desse serviço para viver. A obra contará com recursos garantidos pelo deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), por meio de emendas parlamentares”, frisou, destacando ainda outras conquistas, como o Centro de Oncologia, que já está em funcionamento também nas dependências do Mestre Vitalino.

Segurança pública

CRIANÇAS – Erick Lessa falou da importância dos conselhos tutelares. Foto: Nando Chiappetta

Já o deputado Erick Lessa (PP) comentou a importância dos conselhos tutelares para redução da violência contra crianças e adolescentes. O progressista pediu aos gestores municipais que deem mais atenção às entidades, lamentando que muitas funcionem em instalações precárias.

“Uma menina de Caruaru foi estuprada pelo pai durante 12 anos. O caso foi descoberto recentemente e nos leva a refletir sobre quão fundamental é investir nessas entidades para que possamos, cada vez mais, prevenir ocorrências do tipo. Nossas crianças precisam de cuidado integral”, ponderou. Atualmente, no Estado, existem 184 conselhos tutelares.

Veja a íntegra da Reunião Plenária:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários