spot_img

Governo de Pernambuco discute importância da integração de ações para Primeira Infância

Com objetivo de ampliar discussões sobre as políticas públicas voltadas para a primeira infância e, a partir disso viabilizar a garantia da proteção integral das crianças de 0 a 6 anos, o Governo de Pernambuco deu início, nesta terça-feira, ao Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância, realizado de forma virtual via Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Criança e Juventude de Pernambuco. O encontro visa destacar a importância de uma forte atuação nesse tema, estimulando ações de forma integrada e articulada, inclusive durante a Pandemia do Covid-19.

Durante a abertura das atividades, o secretário Sileno Guedes, relembrou que desde 2017 Pernambuco assumiu o compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância, com o intuito de fortalecer políticas para esse público. “O governador Paulo Câmara vem desenvolvendo uma série de ações visando proteger a Primeira Infância e, nesse tema, o Governo de Pernambuco tem a característica de uma atuação intersetorial, ou seja, com a participação de diversas secretarias. Como exemplos de programas de suas secretarias, podemos citar o Criança Feliz, Olhar para as Diferenças, Criança Alfabetizada, Mãe Coruja e Atenção Redobrada. Todos eles demonstram a preocupação e o engajamento do Governo de Pernambuco na causa da Primeira Infância, apesar das dificuldades e da acentuação da desigualdade social”, disse o secretário Sileno Guedes durante a abertura.

No primeiro dia, o Webinário contou com a participação de algumas autoridades, entre elas o desembargador e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Stênio Neiva. “Todos que lidamos com a primeira infância acreditamos no sucesso do encontro, não só porque é um tema de suma importância, como também porque estamos todos envolvidos no mesmo propósito de proteger e fortalecer a primeira infância”, comentou.

Durante a abertura, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, promotor Guilherme Lapenda, comentou sobre os desafios e dificuldades para o fortalecimento desta área, mas também da vontade de construir e andar de mãos dadas em face da primeira infância. “Precisamos estimular as crianças e criar qualidade de vínculos para elas, nessa época de vida, para que assim, ela possa desenvolver todo o seu potencial”, complementou.

No encontro, a Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ e Gestora do Pacto Nacional pela Primeira infância, Tricia Navarro, ressaltou que todas instituições do Nordeste estão unidas em prol dessa causa e a realização de eventos como esse demonstram essa força. As palestras desta terça-feira foram sobre Políticas Integradas pela Primeira Infância e Experiência no Programa Primeira Infância no SUAS.

A atividade, que já teve mais de 4,5 mil visualizações somente nesta terça-feira, ainda contou com a participação da Presidente do Centro de Desenvolvimento e Cidadania, Ana Nery, do Diretor do Instituto Promundo, Miguel Fontes, e de Geruza Felizardo, secretária executiva de Assistência Social do Recife, representando as instituições responsáveis pela atividade.

O webinário continua nesta quarta com palestras como “A importância da integração das políticas públicas para a proteção e promoção do desenvolvimento na primeira infância”; “Experiências intersetoriais de Pernambuco” e “Um Olhar para as experiências estaduais no contexto da pandemia”

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,870InscritosInscrever

Últimas postagens