spot_img

Governo de Pernambuco divulga o resultado dos 14º e 15º Editais do Funcultura Audiovisual

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulga, nesta sexta (22), o resultado final dos 14º e 15º Editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) Audiovisual 2020/2021. Foram selecionados 19 projetos no 14ª Edital, e 95 no 15ª, divididos em vários categorias.O valor total dos projetos aprovados somam R$ 14,28 milhões, que passarão a ser injetados na cadeia produtiva do Audiovisual.

De acordo com Mário Jarbas, superintendente em exercício do Funcultura, os resultados apresentados levam em consideração os recursos encaminhados pelo(a)s produtore(a)s ao resultado preliminar, publicado no dia 18 de setembro. “Todos os pedidos de reconsideração recebidos entre 20 a 24 de setembro deste ano foram analisados pelo setor jurídico do Funcultura e tiveram os seus resultados também publicados hoje. Deste modo, o resultado preliminar passou por alguns ajustes, acompanhando o deferimento de parte dos recursos apresentados”.

Clique AQUI e confira o resultado final do 14º Funcultura Audiovisual.

Clique AQUI e confira o resultado final do 15º Funcultura Audiovisual.

Por meio dos projetos aprovados no Funcultura Audiovisual, conseguimos produzir arte, pesquisa e conhecimento em todas as regiões do Estado. Em 2021, mesmo vivendo um dos piores momentos por conta de uma pandemia, tivemos um ano de grande produção cultural graças, em boa parte, a esses editais”, ressalta o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto, que também é presidente da Comissão Deliberativa do Funcultura e do Conselho Consultivo do Audiovisual.

Nos últimos anos, os editais do Funcultura passaram a contar com cotas de aprovação por Macrorregião, política que vêm se demonstrando eficaz para a desconcentração regional do fomento. Reunindo os projetos aprovados no dois editais do Audiovisual publicados hoje, 41% foram propostos por produtores e produtoras culturais oriundas do interior. Para se ter uma referência, em 2015 o índice de aprovação no interior girava em torno de 15%.

Além dos dois editais do Funcultura Audiovisual, lançamos o Microprojeto Cultural, o Funcultura da Música e o Funcultura Geral, totalizando cerca de R$ 37 milhões em investimentos na cultura pernambucana. Estes editais são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento de uma dinâmica cadeia produtiva, gerando grandes produtos, além de emprego e renda para os profissionais envolvidos”, avalia Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

14º Edital do Funcultura Audiovisual – O edital, que destinou recursos do Funcultura e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), registrou 90 inscrições de nove municípios pernambucanos, divididos em sete Regiões de Desenvolvimento (RD). O processo de seleção consistiu em três fases: análise documental, análise de mérito e a defesa oral dos projetos.

A última fase de seleção contemplou a realização de 37 entrevistas, com projetos das duas categorias. Ao final, 19 projetos foram selecionados nas categorias Longa-metragem (7) e Produtos para Televisão (12).

A diversidade racial e de gênero foi destaque no resultado deste ano, 47,4% dos projetos aprovados apresentam pessoas autodeclaradas negras ou indígena na função de diretore(a)s ou roteiristas. Nestas mesmas funções a maioria são mulheres: 68,4%.

15º Edital Funcultura Audiovisual – O edital recebeu 536 inscrições, de 54 municípios pernambucanos, distribuídos por todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado.

O processo de seleção consistiu em três fases: análise documental, análise de mérito e a defesa oral dos projetos. A última fase de seleção contemplou a realização de 137 entrevistas com projetos de todas as categorias, com exceção de Desenvolvimento de Cineclubes, Revelando os Pernambucos, Games e Websérie/Webcanal, cuja seleção dispensa essa etapa.

Ao final, 95 projetos foram selecionados nas seguintes categorias: Curta ou média metragem (24), Desenvolvimento do cineclubismo (12), Difusão (14), Formação (9), Games (1), Desenvolvimento de Longa metragem (3), Finalização e Distribuição de Longa metragem (7), Desenvolvimento de Produtos para Televisão (6), Obra seriada de curta duração (2), Pesquisa e preservação (3), Revelando os Pernambucos (12) e Websérie/webcanal (2).

Assim como no 14º Edital, as políticas para ampliação da participação de pessoas negras e de mulheres apresentaram um resultado de destaque também no 15º. As pessoas autodeclaradas negras ocupam as principais funções em 65,3% dos projetos aprovados, enquanto que para as mulheres, esse índice é de 77,9%”, destaca Luciana Poncioni, coordenadora do Audiovisual da Secult-PE, que participou dos processos de seleção do Funcultura Audiovisual.

ACESSIBILIDADE – Todos os projetos inscritos no 14º Funcultura Audiovisual contam com recursos de acessibilidade comunicacional como Audiodescrição (AD), Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras.

Além desta exigência, o Edital estabeleceu critério de pontuação específico para projetos que possuem em sua equipe principal profissionais com mobilidade reduzida ou deficientes, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual, motora, intelectual ou múltipla.

Já o 15º Funcultura Audiovisual estabeleceu critérios de pontuação específicos para projetos que preveem a participação de profissionais com deficiência, além de se alinhar às regras da Ancine nas questões de Acessibilidade Comunicacional. Nesta edição, dos 536 projetos inscritos, cerca de 84% contam com recursos de acessibilidade comunicacional e, dos 95 projetos aprovados, 86% preveem ações nesta área.

14º Funcultura Audiovisual
Confira 
AQUI os documentos relacionados ao processo.

15º Funcultura Audiovisual
Confira 
AQUI os documentos relacionados ao processo.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,920InscritosInscrever

Últimas postagens