spot_img

Equipe do Iterpe Regional de Petrolina visita famílias rurais beneficiadas pelo PNCF

 

A equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), por meio da Unidade Regional de Petrolina, visitou no mês de maio e início do mês de junho as famílias rurais beneficiárias do Programa Nacional do Crédito Fundiária (PNCF) do Sertão do São Francisco, seguindo orientação do presidente do órgão, Henrique Queiroz.

Nesse período, os técnicos do Iterpe, coordenados por José Valter Amorim, gerente da Regional, executaram as atividades nos municípios de Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

O objetivo das visitas foi tratar com os beneficiários a regularização de seus quadros sociais; o parcelamento do imóvel, uma vez que o imóvel foi adquirido de forma coletiva através do financiamento do PNCF e a fiscalização de projetos financiados pelo Sistema de Investimento Comunitário (SIC).

“O trabalho consistiu também, e principalmente, na coleta de informações como culturas plantadas e produção da unidade produtiva, as quais produzem maracujá, manga, goiaba, banana, criam caprinos e ovinos. Toda a produção tem destino para o consumo e mercado local”, esclareceu José Valter.

As unidades visitadas foram os assentamentos Vitória e Almirante, em Orocó; Welson Maciel e Comunidade Gavião, em Petrolina; e Associação Araújo Sá e Nossa Senhora da Boa Vista, em Santa Maria da Boa Vista. O mesmo trabalho continuará nas demais unidades produtivas de cobertura Regional de Petrolina: Associação Riacho, Riacho do Jatobá e Boa Paz, em Orocó; Riacho Fundo, Comunidade Jibóia, Santa Fé, Umari II e Poço do Angico, em Cabrobó; Nossa Senhora do Carmo, Nova Esperança e Bom Sossego, em Santa Maria da Boa Vista e Poço do Canto, Londrina, Bela Vista, Cristália, João Rodrigues Primo, Maçangano, Euclides Nascimento e Sol Nascente, em Petrolina.

A partir da visita técnica, as famílias rurais recebem orientações sobre o acesso as políticas públicas de desenvolvimento rural voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf, PNAE, PAA.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política do governo federal implementada em 2003, com apoio dos estados. Em Pernambuco, a execução dessa política é realizada pelo Iterpe e visa conceder financiamentos com baixos juros às famílias de agricultores sem-terra (ou com pouca), para que consigam comprar seu imóvel rural e sustentar suas famílias.

 Clique na imagem para escolher um dos planos e venha falar conosco.  

 

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,860InscritosInscrever

Últimas postagens