spot_img

Saiba qual valor do 13º do Bolsa Família caso ele seja realmente pago

O governo beneficia e atende famílias carentes há mais de 15 anos, através do Bolsa Família, que é atualmente o principal programa atuando diretamente no combate à fome e à miséria no país. Entre as suas ações está o acesso à saúde e à educação como prioridades. Ora, em 2019, os beneficiários contaram com uma parcela extra do benefício. Assim sendo, é natural que surja uma expectativa de que isso se repita neste ano tão atípico. Ainda não se tem a confirmação, mas se esse for o caso, qual valor do 13º do Bolsa Família em 2020? Acompanhe.

Com o final do ano se aproximando, os beneficiários questionam se o pagamento da parcela extra vai acontecer. No entanto, alguns impasses acerca do pagamento do 13º do Bolsa Família ainda não foram resolvidos.

Portanto, caso o governo pague o abono natalino aos beneficiários do Bolsa Família, os valores não serão fixos, assim como o programa não repassa quantias padronizadas para todas as famílias; entenda melhor a seguir.

Qual valor do 13º do Bolsa Família

No final do ano passado, devido à alta inflação, os beneficiários do Bolsa Família contaram com uma parcela extra, o chamado abono natalino ou ainda, 13º.

Se o pagamento ocorrer também em 2020, os valores serão correspondentes à parcela do mês em que ele será realizado. Sendo assim, caso o pagamento do 13º aconteça de uma vez só, provavelmente em dezembro, a quantia seria a mesma que a família receber.

Desse modo, se a quantia corresponder, por exemplo, a R$ 150, o abono seria no mesmo valor. Assim, a família beneficiada teria um total de R$ 300 no fim do ano.

No entanto, se o pagamento ocorrer parcelado (novembro e dezembro), o valor total será pago em duas parcelas.

Em todos os casos, a parcela será disponibilizada de acordo com o calendário regular do programa, o qual determina as datas de pagamento por meio do NIS (Número de Identificação Social).

Portanto, se paga em dezembro, a parcela extra do Bolsa Família será paga seguindo o cronograma:

  • NIS com final 1 – recebe em 10/12;
  • 2 – recebe em 11/12;
  • 3 – recebe em 14/12;
  • 4 – recebe em 15/12;
  • 5 – recebe em 16/12;
  • 6 – recebe em 17/12;
  • 7 – recebe em 18/12;
  • 8 – recebe em 21/12;
  • 9 – recebe em 22/12;
  • 0 – recebe em 23/12.

Contudo, ainda não se sabe se o 13º do Bolsa Família será pago, pois não houve comunicado oficial por parte do Ministério da Cidadania.

Impasse acerca do pagamento extra do Bolsa Família

O senador Randolfe Rodrigues, filiado ao partido Rede Sustentabilidade no estado do Amapá redigiu a MP 898/19.

A Medida Provisória tem como objetivo tornar o abono natalino permanente; ou seja, pago aos beneficiários todos os anos.

No entanto, a MP perdeu a validade no dia 24 de março. Embora tenha sido aprovada por uma comissão mista, não chegou a ser votada no Senado Federal.

Contudo, ainda no mesmo mês, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que o governo iria buscar meios de financiar o pagamento do 13º do Bolsa Família em 2020.

Portanto, ainda não se sabe se o 13º do programa será pago, pois, embora o presidente tenha sinalizado para a possibilidade do repasse, não houve comunicado oficial acerca do pagamento.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,920InscritosInscrever

Últimas postagens