spot_img

Investimento em equipamento inédito no Rio de Janeiro

 

O CZT D-SPECT Cardio da Spectrum Dynamics consegue fazer exames com imagens dinâmicas, possui uma resolução abaixo de 1 centímetro e é capaz de detectar doenças silenciosas.

Rio de Janeiro (RJ), outubro de 2021 – O Hospital Pró-Cardíaco acaba de adquirir um equipamento inédito no Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 4 milhões, o CZT D-SPECT Cardio da Spectrum Dynamics é capaz de investigar doenças silenciosas do coração, a exemplo de barreiras que impedem a chegada de sangue no órgão ou dos problemas que não foram detectados por outros meios de diagnóstico.

Claudio Tinoco, coordenador na área de Medicina Nuclear do Hospital Pró-Cardíaco, explica que com a tecnologia a unidade passa a contar com um parque tecnológico ainda mais avançado para detectar problemas coronários muitas vezes considerados impossíveis por outras modalidades de exames. “ A inovação consegue ver a chegada do sangue no coração e calcula quanto de reserva cada artéria tem de fluxo coronário, além disso distingue a capacidade de limitação no momento em que a pessoa faz algum esforço”, diz.

O especialista observa ainda que essas questões podem representar risco iminente de infarto, arritmia, isquemia, descompensação e até a morte súbita, quando não são devidamente diagnosticadas e tratadas. “ O CZT D-SPECT eleva as possibilidades do paciente saber que tem uma doença, mesmo que não apresente sintomas. São as chamadas doenças silenciosas. No entanto, quando começam a dar sinais, podem ser mais difíceis de se tratar”, pondera.

Outro benefício do aparelho é que ele é aberto, diferentemente da grande maioria. Ou seja: pessoas com claustrofobia conseguem fazer o exame sem a necessidade de sedativos. Além disso, o CZT D-SPECT tem a capacidade de receber até 440 quilos e pacientes obesos podem ser submetidos ao procedimento com conforto e segurança.

Benefício para diagnósticos decorrentes de tratamentos oncológicos

O CZT D-SPECT também auxilia em diagnósticos de complicações cardíacas de tratamentos de alguns tipos de câncer. “Em alguns pacientes a radioterapia e quimioterapia alteram a função cardíaca e a irrigação sanguínea e o equipamento pode contribuir com o diagnóstico precoce destas anormalidades”, finaliza.

Clique na imagem para baixar nosso App.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,920InscritosInscrever

Últimas postagens