spot_img

Paulo Câmara recebe Gil do Vigor, ex-estudante da rede estadual de ensino e defensor da educação pública

O governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10.05), José Gilberto Nogueira Júnior, o Gil do Vigor, como ficou conhecido em todo o País após participar da 21ª edição do Big Brother Brasil. Ex-aluno da Rede Estadual de ensino de Pernambuco, Gil estudou na Escola Nestor Gomes de Moura (Jaboatão dos Guararapes) e na Escola Luiz Delgado (Recife), onde cursou, de 2008 a 2010, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Acompanhado da sua mãe, dona Jacira, ele contou um pouco da sua trajetória educacional e destacou a importância da escola em tempo integral na vida dos jovens pernambucanos. Paulo Câmara homenageou o economista com uma placa, como forma de reconhecimento pela defesa da educação pública de qualidade.

“É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública. Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

Durante o encontro, Gil do Vigor ressaltou como a educação o fez chegar tão longe e, agora, o fará ir literalmente ainda mais longe. Em setembro, ele segue para a cidade de Davis, na Califórnia (EUA), onde fará pós-doutorado em economia na University of California. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também faz doutorado desde 2019. “No doutorado, consegui a bolsa da Facepe estadual que, de fato, é um órgão de fomento extremamente importante. Quando a gente possibilita que os jovens do Brasil consigam ter acesso à boa educação, eles conseguem entender que têm um futuro”, destacou.

Embora as escolas em tempo integral ainda não fizessem parte da rede estadual de ensino em Pernambuco quando Gil era estudante, ele reconhece a importância da modalidade, por gerar mais conhecimento para o aluno, deixando-o mais preparado para o futuro. “O investimento de manter o aluno o dia inteiro na escola, gerando mais conhecimento, já preparando para o vestibular, faz toda diferença. Além de protegê-lo, faz com que ele consiga, de fato, ter mais conhecimento”, avaliou.

“Gilberto é um exemplo de como a educação transforma a vida do cidadão. A nossa missão é seguir buscando projetos e ações que garantam uma educação pública de qualidade social, para que muitos outros exemplos como esse ganhem força em todo o País”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros. Também estavam presentes os secretários estaduais Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial do Governador); Gilberto Freyre Neto (Cultura); José Neto (Casa Civil); e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,860InscritosInscrever

Últimas postagens