spot_img

Governo Municipal deu mais um passo na direção da universalização do abastecimento de água das comunidades rurais de Sertânia

O prefeito Ângelo Ferreira esteve na última quinta-feira (29) acompanhando as frentes de obras do Sistema de Abastecimento de Água de Rio da Barra, que está sendo construído pelo Governo do Estado através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o apoio do município. O projeto representa um investimento de R$ 3,8 milhões, captados no Ministério da Integração Regional. Ângelo esteve acompanhado de equipes da Compesa, da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) do Moxotó, além do vereador Washington Passos.

O engenheiro responsável pelas obras, Marconi Azevedo, e sua auxiliar, a técnica Alexandra, explicaram que já foram instalados 18 km de rede de distribuição e estão em construção dois reservatórios e uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Além disso, serão instalados mais 12 km de rede e 680 ramais prediais para as residências existentes nas dez comunidades beneficiadas (Rio da Barra, Waldemar Siqueira, Salgadinho, Santa Maria, Xique-Xique, Maia, São Gonçalo, Salgado, Cacimbinha e Barreiros), atendendo mais de quatro mil pessoas.

O prefeito aproveitou o momento da visita para conversar com a população e com os representantes da Seinfra e do Sisar Moxotó sobre como será realizada a fase pós-obras, pois a operação e a manutenção do sistema é uma preocupação do prefeito. Neste sentido, o representante do Núcleo de Saneamento Rural de Pernambuco, Sérgio Murilo, informou que a Seinfra estudou e recomenda que se adote em Rio da Barra o Modelo de Gestão Compartilhada, pois permite uma operação confiável, com custos mais baixos do que a Compesa, possibilitando a seleção de operadores, leituristas e encanadores, dentre os associados da própria comunidade.

Ângelo Ferreira concluiu a visita de maneira entusiasmada, comprovando o estágio avançado das obras e a certeza de que com o trabalho que está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Seinfra e da Compesa, certamente alcançará seu objetivo que é levar água de qualidade a todas as comunidades rurais de Sertânia. “A nossa parceria com o Governo de Pernambuco tem proporcionado grandes obras em nosso município. Nós levamos a sério a questão do abastecimento. Sei que estamos no caminho certo, construindo diariamente uma Sertânia cada vez melhor para todos”, disse.

A coordenadora do Sisar Moxotó, Jéssika Oliveira, informou que a partir do dia 17 de maio, ela e o técnico Darlan começarão a visitar as 680 famílias beneficiadas com o objetivo de cadastrar as casas e essas famílias que receberão água. De acordo com ela, após o cadastro e o início da fase de testes do sistema, serão realizadas reuniões com a população para definição do valor mensal a ser pago pela água, a escolha dos operadores, do encanador e do leiturista da comunidade.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,870InscritosInscrever

Últimas postagens