Outubro foi mês de conscientização sobre o câncer de mama também na Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou uma palestra expositiva sobre o câncer de mama, marcando o Outubro Rosa. A ação foi promovida pela Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação (DGGTE) e sua Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP). O mastologista do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Marcos Almeida, respondeu a todas as questões e dúvidas levantadas pelas mulheres da plateia.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre 2016 e 2017, mais de 57 mil casos foram detectados e 14 mil mortes foram constatadas no País. Em Pernambuco, mais de 2.500 casos foram diagnosticados, sendo mais de 700 só na Capital. A estimativa para 2018 é que 58 mil casos sejam identificados. No entanto, Pernambuco é um dos cinco estados no Brasil onde a curva de mortalidade por câncer de mama começa a diminuir.

Para Marcos Almeida, o mais importante é desmistificar o preconceito com o câncer de mama. “É possível combater e curar a doença e tocar a vida em frente. Hoje a chance de cura é de mais de 90%”, conta. Ele ainda lembra que o método mais eficaz de prevenção é ter um estilo de vida mais saudável, sem consumo de tantas gorduras de origem animal, por exemplo, e praticar atividades físicas regularmente.

Todos os assuntos relacionados a esse câncer foram abordados, desde a sua origem, com apresentação de dados históricos, causas no aumento da incidência, hereditariedade, fatores de risco, influência da alimentação, detecção precoce e prevenção, passando pelo seu surgimento e tratamento. Para a diretora da DGGTE, Nadja Oliveira, o momento foi importante para as funcionárias da Funase. “Em um ambiente onde se trabalha oito horas por dia, se desgasta tanto, uma palestra tão didática quanto essa é de extrema importância para o universo feminino, lembrando sempre do auto-cuidado” conta.

Atividades como essa, alusivas ao mês mundialmente dedicado ao combate e à prevenção do câncer, foram realizadas em todas as unidades da Funase, tendo como público alvo tanto os adolescentes e as adolescentes, como seus familiares e também os funcionários.​​
QUER RECEBER MATÉRIAS DO NOSSO BLOG – Manda um zap para nossa redação com a palavra Notícia (87.99946.0041)
QUER ANUNCIAR NO BLOG MAIS ACESSADO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – Ligue agora mesmo para nossa área comercial: 87.99946.0041 / 0042.
VOCÊ REPÓRTER – Envie sugestões de pauta para nosso blog 87.99946.0041 / 0042 ou tribunadaregiao@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação contra spams * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.