Coluna: “Não me Kahlo” é o destaque de hoje do Blog Roberto e Romero

Bloco Não me Kahlo faz referência a Frida Kahlo, pintora mexicana
Frida Kalho (foto) era feminista e usava roupas femininas e masculinas

 

Carnaval da Coordenadoria da Mulher de Arcoverde homenageia Magdalena – Batizado de “Não Me Kahlo”, o bloco traz uma caricatura da homenageada. Mas, não se engane. Não é Madalena – prefeita. É Magdalena Frida Kahlo y Calderón. Os idealizadores viajaram na arte mexicana. Mas, quem é ela? Foi uma pintora mexicana nascida em 1907. Aos 06 anos contraiu uma poliomielite que lhe rendeu o apelido de Frida Perna de Pau, daí começou a usar calças masculinas e saias longas e exóticas. Aos 18, sofre um acidente e tem uma fratura pélvica e hemorragia, o que a fez usar coletes ortopédicos. Comunista, casa-se com Diego Rivera e em suas obras pintava autorretratos e temas sobre a identidade mexicana. Tinha temperamento forte e assim como o marido, se envolveu em casos extraconjugais. Ela era bissexual e mantinha casos com outros homens e mulheres casadas, ainda casada. Nunca pode ter filhos e tentou se suicidar várias vezes. Realizou diversos abortos. Em 1954, contraiu pneumonia e foi encontrada morta. Suspeita-se que tenha morrido por overdose. Frida é, por muitos, considerada uma artista surrealista e é famosa por seus quadros, que valem milhões.

Frida tinha gênio forte e era comunista
Simbolo do feminismo era considerada avançada para sua época

 O Surrealismo, o abstrato e o inconsciente – A obra de Frida é uma viagem. Mas, voltando ao carnaval, bem que poderiam ter encontrado uma mulher mais próxima à nossa realidade e cultura. São tantas arcoverdenses dignas de serem homenageadas, ou até outras mulheres pernambucanas.  Se precisamos importar mitos para serem lembrados, dá a entender que não temos personalidades de destaque para homenagear, o que não é verdade. Se estamparmos a sua caricatura e o trocadilho “Não Me Kahlo”, aposto que 80% do povão (do povão mesmo)  nem consegue associar o que o conjunto textual representa. É um tiro no pé. A arte é perfeita. Parabéns ao designer, mas a contextualização com nossa realidade deixa muito a desejar. Vamos homenagear Teresa Barreto, Maria Coité, Severina do Coco, Iran Calixto, Irailda Leandro,  Maria da Penha, Dona Dalza e tantas outras. Fica a dica. Nosso carnaval deve homenagear os mestres da cultura daqui, há não ser, que haja um acordo de diplomacia e reciprocidade entre os governos de Arcoverde e  da Ciudad de México, distrito de Coyoacán, (lugarejo onde Frida nasceu) para que façam intercâmbio cultural.

Câmara de Arcoverde retoma as atividades – A Câmara de Vereadores de Arcoverde volta a realizar suas sessões ordinárias na noite de hoje. A sessão será transmitida ao vivo pela internet, através de sua página oficial do facebook.

Anúncios

Sistema Jornal do Commercio produz especial sobre carnaval no interior  – Uma equipe de repórteres do Sistema Jornal do Commercio está, desde o início da semana, rodando o interior de Pernambuco produzindo uma série de matérias multimídia sobre os personagens do Carnaval do Estado. Eles já estiveram em Triunfo, onde filmaram “os caretas”, e nesta quarta foi a vez de Afogados da Ingazeira e os seus Tabaqueiros. A Secretaria de Cultura da cidade organizou toda a apresentação, com grupos de tabaqueiros, orquestra show de frevo e os monarcas da nossa folia de momo, Rei e Rainha do Carnaval e Príncipe e Princesa. De Afogados, a equipe partiu para reportagens em Pesqueira (os caiporas), Bezerros (papangus) e Nazaré da Mata (caboclos de lança). A série de reportagens será veiculada na Rádio Jornal do Commercio, na próxima terça (06); e nos demais veículos do sistema jornal do commercio na próxima quarta (07).

Anúncios

Humberto comemora pesquisa – O resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, animou o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT).  De acordo com o levantamento, mesmo depois da condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4, o capital político do petista segue o mesmo. Lula aparece na frente com ampla vantagem no primeiro turno (de 34% e 37% em todos os cenários) e ganha de todos os adversários, por ampla margem, no segundo turno.

Banners

Prefeitura de Sertânia paga servidores – Sob a gestão do socialista Angelo Ferreira, a prefeitura começou a pagar ontem os salários de janeiros dos efetivos, comissionados e aposentados e pensionistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação contra spams * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.