Clubes de leitura de Petrolina premiam sócios com vale livros

Emoção, reconhecimento, entusiasmo e premiação marcaram a noite desta quarta-feira (17), em Petrolina – PE, durante o encerramento das atividades em 2016 dos clubes de leitura Leiae Leia Mais. Mais de 150 alunos com idades entre 11 e 17 anos do Plenus Colégio e Curso estiveram presentes, além de professores, familiares e amigos.

O primeiro colocado, no cômputo geral, foi Tiago Ribeiro Monteiro, que durante esse ano leu 25 livros totalizando 11.126 páginas.  Segundo o aluno do 7º ano, que adora literatura clássica e ficou com o segundo lugar em 2015, chegar agora ao primeiro foi a melhor resposta ao prazer de transformar a leitura em hábito.

O segundo lugar da noite ficou com Ana Luiza de Souza Menezes, que leu 19 livros totalizando 7.477 páginas e o terceiro lugar foi para Vitória Nunes de Oliveira Rodrigues, com a marca de 20 livros perfazendo um total de 5.574 páginas.  De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média apenas 4,96 livros por ano.

Falando para um público, principalmente de alunos do 2º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio, a professora e escritora Rossana Ramos destacou a importância da leitura na formação de cidadãos conscientes e que “os pais devem dar exemplos no lugar de conselhos”.

 

Os alunos da 3ª série também aproveitaram a oportunidade e se despediram dos colegas de colégio e dos clubes de leitura. Para o estudante João Luiz, ser sócio do Leia Mais foi mais que uma experiência literária.

“Já gostava de ler antes de fazer parte do clube e agora deixo os colegas com o sentimento de ter vivido uma experiência fantástica. Hoje me sinto mais seguro com relação ao meu vocabulário e com o que escrevo e falo”, garantiu João Luiz.

O militar e pai de dois alunos do colégio, José Non emocionou o público ao falar da importância da leitura para a humanidade, especialmente os jovens. Depois de  enumerar alguns gêneros literários ele concluiu: “É através da leitura que surge a libertação”.

E no encerramento da solenidade, a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, fez questão de ressaltar também alguns projetos paralelos que dão suporte aos clubes de leitura. “Todos nós sabemos que a história da humanidade não poderia ser contada sem a presença imprescindível dos livros. Então, para reforçar e ampliar mais ainda esta corrente, que só cresce entre a gente, temos também projetos de empréstimo e doação de livros, a exemplo do Fuscateca, além do Laboratório de Redação, Concurso de Literatura e o Literarte”.

Os clubes de leitura Leia e Leia Mais premiaram esse ano 18 alunos com Vale Livros nos valores de R$ 50,00 a R$ 300,00. Os Vales podem ser trocados por livros na livraria Nobel, em Juazeiro – BA a partir desta quinta-feira (18).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação contra spams * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.