spot_img

Professor de física cria robô para combater o contágio pela Covid-19 em escola de Triunfo

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alfredo de Carvalho, localizada em Triunfo, no Sertão pernambucano, ganhou um novo aliado no combate à Covid-19. É que o professor de física, Paulo César, desenvolveu o RAC-19, robô que tem como função higienizar as mãos dos estudantes sem que eles entrem em contato com nenhuma superfície, diminuindo o risco de contágio pela doença.

 

A ideia chegou à cabeça do docente, natural do município de Serra Talhada, ainda no ano passado. Mas, como naquele momento as escolas ainda estavam com o formato de aulas totalmente remotas, ele aguardou o retorno ao presencial para colocar o projeto em ação. Foi em abril deste ano que Paulo iniciou a criação, que conta com peças de robótica Lego Mindstorms, além de sensores de aproximação e de toque. O robô, que emite um jato de álcool a cada segundo e possui bateria durável, já está sendo utilizado nas dependências da EREM.

 

“Desenvolvi o projeto dentro do próprio laboratório de física da escola. Atualmente, ele está sendo utilizado na fila do refeitório, para garantir que todos os alunos higienizem as mãos antes de fazer a refeição. É uma medida que protege não só os estudantes, mas também os funcionários da unidade de ensino”, comentou o docente, que faz parte da comunidade escolar da EREM Alfredo de Carvalho há 4 anos.

 

Além da proteção contra o vírus, o professor também tem como objetivo utilizar o RAC-19 para contribuir no conhecimento de física e nas aulas de física experimental dos alunos. O próximo passo é montar, desta vez junto aos estudantes, mais um protótipo para que ele fique localizado na entrada da escola, para a chegada dos estudantes.

 

“Fico muito feliz por poder contribuir junto à escola no combate dessa doença. Mesmo sem contato com nenhuma superfície, nossos alunos ficam protegidos e com as mãos limpas nas dependências da escola. Meu desejo agora é compartilhar a ideia com outras instituições educacionais para que seja um trabalho utilizado por todos na luta contra a Covid-19”, arrematou.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,820InscritosInscrever

Últimas postagens