spot_img

14ª Semana do Patrimônio Cultural é marcada pela participação da sociedade

 

Presença pela internet de gestores, produtores culturais, professores e pesquisadores interessados na preservação do patrimônio foi um dos destaques do evento realizado pela Secult-PE/Fundarpe.

A 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco promoveu importantes encontros sobre a salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais de Pernambuco, com forte presença de gestores municipais, produtores culturais ligados ao Funcultura, professores da rede pública, pesquisadores e público em geral interessados no assunto. O evento ocorreu entre os dias 16 e 24 de agosto e permanece disponível no canal www.youtube.com/secultpe para consulta.

A iniciativa, realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), trouxe este ano o tema “Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e Afetos”. Por conta da pandemia, pela segunda vez a programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco teve todas as suas ações transmitidas nos canais da Secult-PE e Fundarpe no Youtube.

“Mais uma vez, todos esses encontros estão disponíveis na internet para consulta de gestores, produtores culturais, professores e pesquisadores interessados na preservação do patrimônio”, destaca Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

Este ano as atividades foram realizadas em parcerias com 21 municípios e instituições como o Museu Cais do Sertão, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan-PE), Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE) e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).

Segundo Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, o fato da programação ter sido transmitida mais uma vez pela internet possibilitou que o evento pudesse chegar dentro da casa das pessoas, alcançando um público que talvez não participasse presencialmente das atividades.

“Estes números da audiência mostram como a Semana do Patrimônio, mesmo diante desta adversidade que a pandemia tem nos proporcionado, segue sendo um dos eventos mais importantes do calendário estadual voltados para a preservação do patrimônio”, celebra Marcelo Canuto.

A conferência de abertura da Semana, com a participação do professor Eduardo Romero de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que falou sobre o tema que marca a edição deste ano e sua pesquisa sobre patrimônio ferroviário, teve cerca de 450 visualizações. Também participaram desse debate Gilberto Freyre Neto, representando a Secult-PE; Marcelo Canuto, representando a Fundarpe; Rogério Henrique, superintendente do Iphan-PE; e Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE.

O 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, nos dois dias, contou com a presença de uma média de 200 participantes por dia, muitos deles ligados à preservação do patrimônio em seus municípios. Na live sobre projetos do Funcultura nas linhas de preservação do patrimônio, mais de 200 produtores culturais puderam tirar dúvidas sobre seus projetos. Outro destaque foram as lives “Conexão Patrimônio”, sobre temas como Arquitetura, Audiovisual e Design, que reuniu 470 participantes nas três edições.

“O Seminário de Educação Patrimonial, realizado numa parceria com a SEE-PE, por exemplo, teve quase 600 visualizações nos dois dias. Em edições presenciais em anos anteriores, reuníamos cerca de 100 professores da rede pública nos debates, e desta vez tivemos seis vezes mais participantes do que a média das outras edições”, destaca Renata Echeverria, coordenadora do evento.

 

Clique na imagem para escolher um dos planos e venha falar conosco.         

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,800InscritosInscrever

Últimas postagens