spot_img

Fórum sobre preservação de bens imateriais estende Semana do Patrimônio Ascom Cultura PE

 

Promovido pelo Conselho Estadual de Preservação nesta sexta-feira (27), atividade busca estabelecer processos mais participativos na valorização e salvaguarda dos bens culturais imateriais de Pernambuco.

Ainda dentro da programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado (CEPPC) realizará, nesta sexta-feira (27), às 14h, o I Fórum Pernambucano do Patrimônio Imaterial (Foppi). A ação é aberta ao público e tem o objetivo de fortalecer os comitês da salvaguarda, bem como criar programas de educação patrimonial para promover o sentimento de pertencimento aos bens culturais. A transmissão será realizada por meio do Google Meet, com mediação da conselheira Monica Siqueira. Para participar, os interessados devem solicitar o link da reunião pelo e-mail conselhodepreservacao@gmail.com.

Em sua primeira edição, o Foppi é voltado para agentes culturais do patrimônio imaterial dos bens registrados, bens em processo de registro e dos detentores do título concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A iniciativa é do Segmento do Patrimônio Imaterial do CEPPC, em parceria com a Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe.

A ideia de realizar o fórum, por parte do CEPPC, surgiu da intenção de estabelecer um processo mais participativo em busca do fortalecimento da valorização e preservação dos bens culturais imateriais de Pernambuco. A proposta busca ampliar o debate com a sociedade sobre os valores, significados e também fazer uma avaliação sobre as diretrizes de política pública para a salvaguarda do patrimônio imaterial.

Durante o evento, serão apresentados os bens imateriais registrados de Pernambuco (Frevo, Feira de Caruaru, Capoeira, Cavalo Marinho, Maracatu de Baque Solto, Maracatu Nação, Literatura de Cordel, Mamulengo, Caboclinhos e Baianas de Acarajé), assim como os que estão em processo de registro (Ciranda, Renascença, Banda de Pífanos, Matrizes do Forró, Trezena de Santo Antônio de Garanhuns, Benção de São Félix e Entrega da Chave- Cariri Olindense e Homem da Meia Noite).

“O Fórum cumpre a missão de aproximar os diversos agentes culturais para debater o quadro atual do Patrimônio Cultural, participação e atuação política das pessoas envolvidas. Esses dados retroalimentam o nosso Conselho para que possamos atender as demandas do Fórum de modo a aprimorar as políticas públicas voltadas ao Patrimônio Cultural”, destaca Cássio Raniere, presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

SEMANA DO PATRIMÔNIO – A 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Este ano, o evento trouxe “Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e Afetos” e teve mais uma vez suas ações transmitidas pela internet, por meio do canal no Youtube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/SecultPE). Clique aqui e confira o folder da programação.

Serviço:
I Fórum Pernambucano do Patrimônio Imaterial na 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Sexta-feira (27), às 14h
Transmissão via Google Meet
Inscrições e mais informações: conselhodepreservacao@gmail.com

 

Clique na imagem para escolher um dos planos e venha falar conosco.        

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,800InscritosInscrever

Últimas postagens