spot_img

Educação inclusiva é mote para evento virtual promovido pelo Governo do Estado e a Prefeitura do Recife

A Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas do Recife e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Síndrome de Down (ASPAD/PE) se unem para promover o webinário Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down, evento em alusão ao Dia internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Com o tema “Escola boa é escola para todos”, o encontro traz palestras que vão abordar desde o direito à educação até a importância das escolas apostarem em metodologias inclusivas. O webinário é gratuito e vai acontecer na próxima quarta-feira (31), a partir das 9h.

O superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Edimilson Silva, destaca que o encontro foi criado para chamar a atenção da população sobre a educação de qualidade para todos. “A ideia do evento é quebrar os preconceitos que existem contra as pessoas com trissomia do cromossomo 21 e pontuar as questões que precisam ser mudadas nas escolas, pois toda a metodologia e o ambiente escolar precisam ser pensados para garantir o direito à educação de todos os alunos, inclusive os com deficiência”, pontua o gestor.

O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando, destaca que ainda há muita desinformação sobre o tema, principalmente, em relação à formação dos educadores. “Além do conhecimento em si, frequentar a escola desenvolve nosso processo de socialização e de afetividade. Não podemos negar isso a um grupo de pessoas e a garantia desse direito passa pela formação contínua dos educadores. Durante o webinário vamos focar nas necessidades das pessoas com síndrome de down e levantar pontos que devem ser implementados nas escolas”, ressalta.

Para participar do webinário, os interessados precisam se inscrever preenchendo o formulário disponível no site da SDSCJ (www.sdscj.pe.gov.br). As inscrições gratuitas seguem até o dia 30 de março.

Abaixo, confira a programação completa do webinário Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down:

Programação

9h – Abertura com Edimilson Silva, superintendente estadual da Pessoa Com Deficiência, e Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife

9h20 – Palestra: Escola inclusiva é escola para todos, com Maria Teresa Egler Mantoan, pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

9h50 – Palestra: Direito à Educação e o Decreto 10.502/2020, com Cahue Talarico, coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down (FBASD)

10h20 – Palestra: Novos caminhos, com Maria Thereza Almeida Antunes, presidente Associação de Pais e Amigos de Pessoas com a T21 (ASPAD)

10h40 – Depoimento da pedagoga Amanda de Moraes Ferreira

10h50 – Depoimento do fisioterapeuta Humberto Suassuna Carneiro

11h – Debate

12h – Encerramento

SERVIÇO – Webinário Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down
Quando: Quarta-feira, 31 de março
Horário: Das 9h às 12h
Onde: Sala virtual do Google Meet
Inscrições: www.sdscj.pe.gov.br

– –

Descrição das imagens

Descrição do card convite: Card de fundo branco. Na parte superior esquerda em letras coloridas, “Webinário Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down”. Ao centro, fita colorida ligando um lado a outro. Abaixo, em letras azuis, Escola Boa é Escola para Todos, 31 de março de 2021, 9 horas às 12 horas, Sala Virtual no Google Meet, Inscrições através do site da SDSCJ, www.sdscj.pe.gov.br. No rodapé, marcas da Prefeitura do Recife e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Descrição do card de programação: Card de fundo branco. Parte superior direita, em letras coloridas, “Webinário Políticas Públicas de Educação para Pessoas com Síndrome de Down”. Na parte superior esquerda com letras azuis, “Programação”. 9h – Abertura com Edimilson Silva, superintendente estadual da Pessoa Com Deficiência, e Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife. 9h20 – Palestra: Escola inclusiva é escola para todos, com Maria Teresa Egler Mantoan, pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 9h50 – Palestra: Direito à Educação e o Decreto 10.502/2020, com Cahue Talarico, coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down (FBASD). 10h20 – Palestra: Novos caminhos, com Maria Thereza Almeida Antunes, presidente Associação de Pais e Amigos de Pessoas com a T21 (ASPAD). 10h40 – Depoimento da pedagoga Amanda de Moraes Ferreira. 10h50 – Depoimento do fisioterapeuta Humberto Suassuna Carneiro. 11h – Debate. 12h – Encerramento. Ao centro, fita colorida na vertical. No rodapé, marcas da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. No rodapé, as marcas da Prefeitura do Recife e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,860InscritosInscrever

Últimas postagens