spot_img

Auditoria interna: SCGE implanta Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) acaba de instituir o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ). Assinada pela secretária Érika Lacet e publicada no site da SCGE, a Instrução de Serviço Interno (ISI) Nº 4/2021 dispõe sobre as atividades desenvolvidas nas unidades de auditoria interna governamental da própria Controladoria, seguindo os preceitos legais e as boas práticas nacionais e internacionais relativas ao tema.

De acordo com a secretária da SCGE, Érika Lacet, o PGMQ tem por objetivo estabelecer ações de caráter permanente, destinadas a avaliar a qualidade, a produzir informações gerenciais e a promover a melhoria contínua dos processos de trabalho, dos produtos emitidos e da eficácia e da eficiência da atividade de auditoria interna governamental da Controladoria.

“Para o cumprimento da finalidade da iniciativa, foram previstas avaliações internas e externas, que serão implementadas tanto nos trabalhos individuais de auditoria interna, quanto no âmbito mais amplo dessa atividade. As avaliações devem incluir os processos de planejamento, de execução dos trabalhos, de comunicação dos resultados e de monitoramento”, explica.

O diretor de Auditoria (DAUD/SCGE), Flávio Pereira, ressalta que é importante registrar que os resultados do PGMQ serão utilizados como base para os processos de capacitação de auditores internos governamentais, o que certamente contribuirá para o incremento das habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais envolvidos.

“Não é de hoje que a SCGE vem aperfeiçoando os processos de trabalho relacionados à atividade de auditoria interna”, frisa. Neste sentido, o diretor da DAUD lembra que a SCGE publicou, em 2020, o “Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental”, e, em 2021, o “Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual” e a “Orientação Prática: Relatório de Auditoria”.

“Com esses importantes normativos, é certo que a auditoria interna contribua, cada vez mais, para o aprimoramento da governança das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. É essencial fomentar e solidificar uma cultura que oportunize a entrega de produtos de alto valor agregado, que possam, a um só tempo, justificar a razão de existir da atividade e propiciar o atendimento às expectativas das partes interessadas”, frisa.

Flávio, juntamente com a equipe da Unidade de Apoio e Projetos (UNAP/DAUD), ressaltam que o PGMQ teve influência do trabalho realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que tem sido importante parceiro da SCGE na evolução da atividade de auditoria interna governamental.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,800InscritosInscrever

Últimas postagens