spot_img

Doenças infecciosas comprometem desempenho dos bovinos e aumentam custos de produção

Com a chegada dos meses mais frios do ano, as infecções respiratórias tornam-se mais frequentes em bovinos de todas as idades e podem causar queda de desempenho tanto no gado de corte quanto de leite, aumentando os custos com a sanidade nas propriedades. O médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Syntec do Brasil, alerta que as doenças respiratórias não representam os únicos pontos de atenção nesse momento. “Os pecuaristas também devem ficar atentos aos processos infecciosos gastrointestinais,  no gênito urinário e em decorrência de feridas, além do controle parasitário condizente com a época do ano”, diz. “Os bovinos são acometidos por inúmeros processos infecciosos, ocasionando doenças respiratórias, locomotoras, reprodutivas e digestivas. É o caso das diarreias em bezerros, que representam um problema recorrente e importante”, assinala o especialista.

Vechiato explica que as infecções respiratórias decorrem da contaminação por agentes microbianos, vírus ou bactérias, que invadem e colonizam o trato respiratório dos animais. “As portas de entrada podem ser o contato entre animais ou a queda de imunidade, predispondo o acesso de bactérias presentes na cavidade oro nasal dos bovinos”.

Para evitar processos infecciosos em bovinos, o gerente de produtos da Syntec recomenda que além do manejo sanitário preventivo, com o uso de produtos antiparasitários e vacinas, é preciso realizar rondas diárias nos lotes para identificar rapidamente bovinos doentes e proceder com tratamento imediato, minimizando perdas. “Para identificar animais com possíveis infecções, é preciso estar atento, primeiramente, à queda de desempenho produtivo (redução no ganho de peso e menor produção de leite). Isso é um indicativo de que algum quadro infeccioso pode estar ativo. Para descobrir a origem do problema, é fundamental a presença e o acompanhamento do médico veterinário”.

A Syntec do Brasil oferece o antibiótico Sulfatrox para combater com eficácia os processos infecciosos respiratórios, gastrointestinais e do gênito-urinário, feridas, septicemias e outras infecções, além de auxiliar o processo de recuperação dos animais. Composto pelos princípios ativos Sulfadiazina e Trimetoprima, Sulfatrox tem efeito bacteriano forte e potente, diminuindo a possibilidade de as bactérias desenvolverem resistência. Após administração intramuscular, o produto é rapidamente absorvido e distribuído por todos os tecidos, tornando-se altamente eficaz contra vários processos infecciosos em bovinos, equinos, suínos e ovinos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,790InscritosInscrever

Últimas postagens