spot_img

Não aceitar a realidade da vida vai fazer mal para a saúde, alerta neurocientista Fabiano de Abreu

 

Superar as adversidades da vida não é uma tarefa fácil. Mas fugir delas pode causar profundos problemas, alerta neurocientista.

Não é novidade para ninguém a famosa afirmação de que a vida não é fácil. Afinal, as exigências para garantir a sobrevivência são muitas, e por isso é preciso manter a confiança em dia para superar as adversidades que aparecem no caminho de cada pessoa. Fugir delas pode até criar um mundo de fantasia, mas o resultado final dessa conduta será algo desastroso.

Quando uma situação cotidiana provoca um incômodo, é muito comum que as pessoas busquem uma “válvulas de escape” como o trabalho, estudos, viagens, ou um encontro com os amigos. No entanto, é preciso entender que fugir das dificuldades não vai resolver os problemas, por isso, conforme lembra o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu, “aprender a administrar as dores da alma com inteligência e criatividade nos torna resistentes e resilientes para atravessar o terreno acidentado da vida, superando picos e vales”.

Fabiano explica que “é preciso amadurecer e passar pelas experiências retirando o aprendizado. Lidar com frustração, rejeição, reprovação provocam dores existenciais. Fragmenta a alma, mas também nos enriquece como pessoa. Aceitar a realidade dos fatos aumenta o nosso poder de percepção e nos leva a acessar os recursos internos que dispomos para superar as adversidades”.

No entanto, para quem está vivendo o mundo da fantasia, o neurocientista alerta para os riscos que a pessoa está correndo com essa atitude: “Negar a realidade é optar por andar às cegas pela vida, sem a possibilidade de criar o mapa dos caminhos já percorridos, e isso, dificulta o nosso avanço. O passado precisa ser deixado no passado e não cabe reparação dos erros, e sim, lição e aprendizado”. Ele acrescenta que, “quando fugimos das provas da vida, adoecemos. Cristalizamos num formato, e perdemos a criatividade que está a serviço da inteligência, que nos leva a articular formas de lidar com adversidades”.

Por outro lado, encarar os desafios diários, lembra Fabiano, permite que a pessoa passe “a ter novos planos, estratégias inéditas, abordagens inventivas, soluções criativas e todas essas experiências nos tornam mais seguros para as próximas etapas que certamente virão. Estar preparado para lidar com os obstáculos sem fugir da realidade só faz aumentar a sua confiança! E ela é a sua competência para enfrentar a vida e suas surpresas”, completa.

 Clique na imagem para escolher um dos planos e venha falar conosco.    

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,820InscritosInscrever

Últimas postagens