spot_img

SÃO JOÃO DE BEZERROS 2021 É MARCADO PELA MEMÓRIA AFETIVA DOS FESTEJOS JUNINOS E AÇÕES DE SAÚDE CONTRA A COVID-19

A cidade de Bezerros, no Agreste do estado, é conhecida tradicionalmente como o ponto alto do São João no interior de Pernambuco. O clima frio, as belas paisagens naturais, o sabor peculiar das comidas típicas, o autêntico forró pé-de-serra, os grupos culturais e pontos turísticos são alguns dos atrativos que encantam quem visita o município, em especial o principal palco dos festejos juninos: a Serra Negra.

Durante o mês de junho, milhares de pessoas percorrem os 10 km, entre a cidade e o Distrito da Serra Negra, para desfrutar do lugar aconchegante e das tradições regionais. No entanto, por dois anos consecutivos, as festividades juninas não puderam acontecer por causa da pandemia da Covid-19.

>>MEMÓRIA AFETIVA

Na ausência física dos festejos juninos, o São João de Bezerros 2021 foi marcado pela memória afetiva da população que relembrou, através de vídeos produzidos pela Secretaria de Turismo e Cultura, das riquezas culturais de nosso município como quadrilhas, trios pé-de-serra, artistas do autêntico forró regional, comidas típicas, bacamarteiros, etc. O material é uma homenagem aos bezerrenses que dedicaram (e dedicam) suas vidas para preservar nossa cultura e tradições.

O conteúdo foi especialmente produzido pela Diretoria de Cultura com o objetivo de homenagear os multiplicadores das tradições nordestinas e principalmente deixar registrado o patrimônio cultural do município, através dos artistas, ritmos musicais, comidas, artesanato, decoração junina, etc. Os vídeos podem ser acessados no canal oficial da prefeitura no YouTube ou nas redes sociais oficiais.

De forma simbólica, a Secretaria de Turismo também decorou o pátio da prefeitura e o anfiteatro da Serra Negra com bandeiras e artes juninas como forma de manter viva a lembrança afetiva do tradicional São João bezerrense.

>>OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2021

Uma força-tarefa, integrando todas as secretarias municipais, também foi montada para prestar assistência e dar orientação aos moradores, turistas e visitantes que frequentam o município nessa época do ano. Três barreiras sanitárias foram distribuídas ao longo do caminho até o Distrito de Serra Negra, principal ponto turístico de Bezerros.

De forma preventiva e orientativa, profissionais da saúde, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Debetrans, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, entre outros, atuaram em conjunto para o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária de prevenção e combate ao Coronavírus, bem como assegurar o fluxo de veículos e pessoas que foram até o ponto mais alto do município, a 104 metros de altitude.

Coordenada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a Operação São João 2021 contou com a participação das Secretarias de Turismo e Cultura, Saúde, Serviços Públicos, Governo, Planejamento e Gestão Estratégica, Administração e Finanças, Educação, Desenvolvimento Social e Agricultura.

>>NÚMEROS DA OPERAÇÃO

A força-tarefa contou com mais de 200 profissionais envolvidos nas ações. Foram abordados mais de 4 mil veículos e 16 mil pessoas nas barreiras sanitárias que contaram com profissionais das Secretarias de Turismo e Cultura, Saúde, Educação e Secretaria de Defesa Social – SDS. Profissionais da Vigilância Sanitária fizeram visitas de orientação em 15 estabelecimentos comerciais da Serra Negra, sendo que um estabelecimento foi notificado com um Termo de Advertência. Ao longo do período da operação, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h fez quase 1.200 atendimentos.

>>TRÂNSITO E SEGURANÇA

A Gerência de Segurança Pública de Bezerros – GSP disponibilizou mais de 50 profissionais do Debetrans, GCM e Defesa Civil para atuar nos oito pontos de bloqueio, intervenção, controle e fiscalização do trânsito, que também tiveram o apoio da Polícia Militar. Foram mais de 115 horas de atividade na Operação São João 2021. No intuito de organizar e dar fluxo ao trânsito de veículos e pedestres, no povoado da Serra Negra, os agentes foram distribuídos desde o início da subida da Serra até o ponto de estacionamento, no Campo do Pólo, que fica próximo ao anfiteatro. O local recebeu manutenção na iluminação pública para assegurar mais segurança para os visitantes. Não houve nenhum registro de violência durante o período junino, confirmando que o São João da Serra Negra tradicionalmente é de tranquilidade e um ambiente familiar.

>>CUIDADOS COM A COVID-19

Desde o início do ano de 2021, a Prefeitura de Bezerros vem realizando uma série de ações voltadas ao combate à disseminação da Covid-19. Ações educativas nas feiras livres, barreiras sanitárias informativas, criação do Centro Covid-19, ampliação nos grupos prioritários e distribuição estratégica dos pontos de vacinação, aferição da temperatura, aplicação de álcool gel, orientações sobre o distanciamento social, entre outras medidas, estão sendo desenvolvidas diariamente pelo Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus.

>>DISK FOGUEIRAS E FOGOS DE ARTIFÍCIOS

Em virtude da Covid-19 e do risco de agravamento dos problemas respiratórios, o município proibiu, por meio de decreto, o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifícios durante o período junino. Um número de WhatsApp foi disponibilizado para a população denunciar o descumprimento às proibições.

De acordo com os dados da Secretaria de Administração e Finanças, responsável pelo Disk Fogueiras e Fogos de Artifícios, foram contabilizadas as seguintes solicitações:

*11 fogueiras apagadas;

*02 fogueiras não acesas;

*03 fogueira não apagada;

*119 fogos de artifícios.

>>EXPECTATIVA PARA 2022

A expectativa da Prefeitura de Bezerros é que, até junho 2022, a população possa estar vacinada e a pandemia tenha sido superada, fazendo com que o tradicional São João da Serra Negra volte a ser realizado com shows culturais, comidas típicas, forró pé-de-serra, quadrilhas, bacamarteiros, e muito mais.

spot_img

Faça seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img

Siga-nos!

2,198FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
5,800InscritosInscrever

Últimas postagens